UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 24 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: PRPPG - PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS (11.45.26)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS/PRPPG33004013069P2 - Itabira
Código: AGUA001
Nome: METODOLOGIA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A metodologia e as controvérsias conceituais. A construção do arcabouço teórico metodológico da pesquisa. A teoria da abordagem (método) e os instrumentos de operacionalização do conhecimento (as técnicas) na pesquisa científica interdisciplinar. Métodos de pesquisa. A classificação das pesquisas quanto à abordagem (qualitativa e quantitativa) e à finalidade (exploratórias, descritivas, explicativas e interpretativas). Identificação da problemática e dos objetivos da pesquisa. Formulação de hipóteses. Estratégias de pesquisa. Os instrumentos metodológicos para a pesquisa empírica
Referências: BARRAS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. 2a Edição. São Paulo: T.A. Queiroz, 1986. BRUNETTI, S. I. Proposta de uma metodologia para integrar os programas de educação do usuário. Campinas/SP, 1983. BRUYNE, P.; HERMANN, J.; SCHOUTHEETE, M. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980. BUZAN, T. Saber pensar: desenvolver as capacidades, como ler mais e melhor, optimizar a memória e os mapas mentais e técnicas várias. Bacarena, Portugal: Editora Presença, 1996. COUTINHO, Maria Tereza da Cunha. Os caminhos da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2004. CINTRA, J. C. A. Técnica de apresentação: oratória aplicada às apresentações com datashow. São Carlos: Rima, 2007. FELICIDADE, N.; MARTINS, R. C.; LEME, A. A. (org.) Uso e gestão dos recursos hídricos no Brasil.São Carlos, Editora RiMa, 2001, 236p. MARTINS, Gilberto de Andade; THEÓPHILO; Carlos Renato. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas, 2009. RAMIRES, Julio César de Lima; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar (org). Geografia e pesquisa qualitativa: nas trilhas da investigação. Uberlândia, Assis, 2009. SANTOS, Luis Henrique Lopes dos. Sobre a integridade ética da pesquisa. http://www.fapesp. br/6566 Extraído em 12/09/2014 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, EESC. Diretrizes para elaboração de dissertação e teses na EESC-USP. 3ª Edição, 2002. (http://www.eesc.sc.usp.br/biblioteca). VIEIRA, S. Como escrever uma tese. São Paulo: Livraria Pioneira, 1991
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( EAMI32 ) OU ( EAMI01 ) ) ATIVO 22/07/2016
( ( EAMI32 ) OU ( EAMI01 ) ) ATIVO 06/06/2018
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( EAMI04 ) ATIVO 22/07/2016
( EAMI04 ) ATIVO 06/06/2018

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