UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Itajubá, 24 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina:
Forma de Participação:
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA COMPUTAÇÃO (11.45.08)
Código: PCO210
Nome: TECNOLOGIAS APLICADAS AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: 1. Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA); Definição e características do TEA; Diagnóstico e critérios DSM-5; Epidemiologia e estatísticas. 2. Tecnologias Assistivas; Conceitos e tipos de tecnologias assistivas; Exemplos de tecnologias assistivas para pessoas com TEA; Critérios para escolha e implementação de tecnologias assistivas. 3. Ferramentas e Aplicativos Educacionais; Softwares e aplicativos educativos específicos para TEA; Análise de casos de uso em ambiente escolar e domiciliar; Plataformas de aprendizagem adaptativas. 4. Interfaces de Comunicação Alternativa; Dispositivos de comunicação alternativa e aumentativa (CAA); Aplicativos de comunicação para TEA; Avaliação da eficácia de diferentes CAA. 5. Realidade Virtual e Realidade Aumentada; Conceitos de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA); Aplicações de RV e RA para intervenção no TEA; Estudos de caso e avaliação de impacto. 6. Robótica e Interação Humano-Robô; Introdução à robótica social; Utilização de robôs no apoio a pessoas com TEA; Análise de projetos e pesquisas em robótica aplicada ao TEA. 7. Sistemas de Monitoramento e Sensores; Tecnologias de monitoramento de comportamento e saúde; Uso de sensores para detecção de crises e comportamentos repetitivos; Análise de dados e interpretação dos resultados. 8. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina; Aplicações de IA e aprendizado de máquina em TEA; Sistemas de recomendação personalizados; Ética e privacidade em IA aplicada ao TEA. 9. Desenvolvimento de Tecnologias Personalizadas. 10. Políticas Públicas e Legislação.
Referências: Amaral, D. G., Geschwind, D. H., & Dawson, G. (2011). Autism Spectrum Disorders. Oxford University Press.; Kientz, J. A., Hayes, G. R., & Westeyn, T. L. (2010). Pervasive Computing Technologies for Autism: Assisting Caregivers of Children with Autism Spectrum Disorders. Springer.; Murray, D., & Lesser, M. (2008). Autism and Computing: What Can We Learn from the Intersection of Autism and Computer Science?. ACM Transactions on Accessible Computing (TACCESS).
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
FIS203 OU FIS210 ATIVO 09/08/2022
FIS203 ATIVO 02/12/2016
FIS203 ATIVO 08/07/2016
FIS203 INATIVO 31/07/2018 21/12/2022

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